Empréstimos e Financiamentos: Definição e Diferenciação

As contas de Empréstimos e Financiamentos registram as obrigações da empresa junto a instituições financeiras, cujos recursos são destinados para financiar imobilizações ou para capital de giro.

Na contabilidade, o registro é realizado conforme previsão dos contratos. Nele são estabelecidos o seu valor, forma e época de liberação, encargos incidentes, forma de pagamento, garantias além de outras cláusulas contratuais.

Para manter a saúde financeira da empresa estável é fundamental o empresário acompanhar constantemente o seu endividamento em relação aos empréstimos/financiamentos. Quanto está a proporção do endividamento, ou seja, o quanto dos ativos da empresa estão financiados por terceiros.

É preciso estar atento ao cronograma de amortização da dívida da companhia para saber se ela será capaz de honrar com o pagamento das dívidas que possuem com terceiros.  Empresas com um cronograma de amortização de dívida mais alongado tendem a ter uma saúde financeira mais favorável.

Diferenciação de Empréstimos e Financiamentos

Os empréstimos distinguem-se dos financiamentos pelo fato de que estes representam um crédito vinculado à aquisição de determinado bem, podendo ter a intervenção de instituição financeira ou diretamente com o fornecedor do bem. Nesta situação o endividamento é contraído para fazer investimentos para alavancar o negócio.

Já os empréstimos são concessões de crédito em espécie, para utilização no giro da empresa. Geralmente significa que o resultado operacional é negativo e que é preciso fazer algo para obter o equilíbrio do negócio.

 Juros Financiamentos/Empréstimos

Os juros representam a despesa financeira que a empresa deve pagar aos seus credores oriundos de financiamentos ou empréstimos por ela contraídos.

Na contabilidade é interessante contabilizar no grupo de despesa financeira, contas distintas para identificar o montante das despesas de financiamento das que tratam de despesas de empréstimos. Estes dados são importantes no momento de elaboração de planilhas ou controles de análises gerenciais para tomada de decisões.

 

Quando o assunto é Financiamentos/Empréstimos, é necessário ficar atento, principalmente quando a empresa está passando por isso se as dívidas forem contraídas para pagar despesas. Não é uma tarefa simples, exigirá do investidor ou de analistas vários estudos e acompanhamentos contínuos.