Quando e porque fazer a análise tributária na sua empresa?

No atual mercado competitivo e recessivo, de aumento da concorrência, a análise tributária assume um papel estratégico. Encargos relativos a impostos e contribuições são, em muitos casos, mais representativos do que os próprios custos de produção.  Fazendo uma análise aprofundada é uma forma legal de reduzir o impacto da carga tributária sobre operações ou produtos, baixando assim os custos.

Benefícios de fazer uma Análise Tributária

Empresários atentos, conseguem ficar longe de desvios, pagar menos tributos com mais recursos é o objetivo de qualquer empresa e uma boa análise tributária ajudará a alcançar essa meta. Outra vantagem é que a economia gerada por meio de uma gestão eficiente de tributos permite a empresa investir em outros setores estratégicos.

Quando fazer a análise?

Chegamos a um período extremamente importante para as empresas, pois ao final do ano é o momento de definir a tributação para o próximo exercício.

Para que esta decisão seja a mais correta, torna-se necessária uma análise tributária, comparando os tipos de tributações possíveis para cada tipo de empresa e escolhendo a tributação menos onerosa. Uma vez eleito o regime tributário essa opção valerá para todo o ano, não podendo ser mudado.

A Exatus, através do grupo de assessoria revisa anualmente a tributação de seus clientes, fazendo os comparativos necessários e sugerindo a melhor tributação. Também tem uma equipe a disposição para atender empresas que atualmente não são clientes da Exatus.

Nossa análise é baseada nos dados contábeis do exercício em vigor, levando em conta os tributos que a empresa está sujeita. (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ICMS, IPI, ISS, Simples Nacional).

Para garantir que a sua empresa faça a opção pela melhor forma de tributação, é importante que a empresa avalie se para 2020 está previsto alguma oscilação expressiva em relação a margem de lucro, faturamento, custos, entres outros. A variação dos tributos entre os regimes é muito grande, merecendo uma avaliação aprofundada, sob pena de incorrer em tributação maior que a realmente seria devida.

A análise tributária do seu negócio é de extrema importância, não deixe para depois.