O Ebitda é um indicador financeiro que informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados os gastos realizados no período. Os gastos a serem descontados são os juros e impostos, além do que ela perdeu em depreciação e amortização. Este indicador também é conhecido no Brasil como Lajida, que tem como objetivo principal representar a geração de caixa operacional da empresa.
Como utilizar o indicador Ebitda
Apesar de ser mais utilizado por analistas financeiros em empresas de capital aberto, pode e deve ser utilizado para as demais empresas. Inclusive investidores costumam analisar este indicador, junto a outros existentes, na decisão de investimentos em alguma empresa de interesse.
O Ebtida é utilizado como forma de avaliar a capacidade de geração de valor da empresa, sendo fundamental, pois demonstra a evolução do resultado operacional da empresa ao longo do tempo.
Inclusive, os investidores podem utilizar essa informação para avaliar a gestão da empresa, ou seja, se está conseguindo se tornar mais eficiente e lucrativa operacionalmente.
Este índice é um dos mais utilizados para avaliar o desempenho das empresas. Isto ocorre, pelo fato de ele eliminar os efeitos dos resultados financeiros (juros) e contas contábeis que não representam desembolso financeiro para empresa.
Como calcular o Ebitda
Para realizar o cálculo deste indicador, deve-se utilizar o Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), pois é nele que constam as contas contábeis de resultado que precisarão ser excluídas. Dentre as contas, mencionam-se os juros de empréstimos ou receita de aplicações financeiras, impostos, depreciação e amortização.
As contas utilizadas na exclusão do cálculo do Ebtida não fazem parte da operação principal da empresa, por este motivo este indicador demonstra exatamente a geração de caixa do período.
Sendo assim, a fórmula a ser utilizada, de acordo com a Instrução da CVM 527/2012, é a seguinte:
Ebitda = Resultado Líquido + Juros + Impostos + Depreciação + Amortização
Importância da análise do Ebtida
A análise deste indicador é muito importante, porque através dela é possível enxergar melhor o resultado da empresa na posição atual, e de certa forma determinar seu futuro.
Como exemplo podemos citar, uma empresa que tenha buscado recursos em instituições financeiras durante um determinado período, e com isso tenha gerado em seu DRE muitos juros com essas dívidas. Porém, estas dívidas podem ser de curto prazo, então se não for realizado a análise do Ebtida, pode-se interpretar que o resultado final (lucro líquido) está muito baixo. Porém, ao analisar o indicador, seria possível observar que a atividade operacional da empresa estava normalizada.