Toda empresa necessita fazer pagamentos de custos e despesas. São definições parecidas mas tem significados diferentes.
Os custos são os gastos diretamente ligados à atividade-fim de uma empresa. Ou seja, são aqueles que têm relação direta com a produção ou a aquisição de estoques. Se enquadram nessa categoria a matéria-prima, as mercadorias compradas para revenda, a depreciação das máquinas e os salários dos trabalhadores de uma linha de produção, por exemplo.
Já as despesas são gastos relacionados à manutenção do negócio, sem interferir na produção propriamente dita. Nesse grupo estão os gastos administrativos e os gastos relacionados com a atividade de venda do produto, como as comissões dos vendedores, a publicidade e os salários dos funcionários de escritório.
Equilibrar e ter ciência do quanto se gasta e o que realmente é custo, ajuda a minimizar perdas, inadimplências, prejuízos. A clareza nesse quesito é fundamental para qualquer negócio que busca equilíbrio nas finanças. Corrigir erros depois pode custar caro.
Em tempos de pandemia, é fundamental ter um olhar ainda mais profundo nestes itens. No parar e avaliar, pode ser possível tirar insights e fazer análises mais assertivas. Podemos dizer, que classificar corretamente os gastos é uma prática fundamental para a saúde dos números.
Por fim, antes de fazer qualquer mudança, é importante o empresário ter clareza a respeito da diferença entre custos e despesas, para saber onde pode efetuar cortes de gastos sem acabar prejudicando o próprio negócio. Além disto, é importante a organização ter um programa contínuo de otimização de recursos, ter mecanismos de controle para mensurar a efetiva economia com custos e despesas para acompanhar o histórico. E aí sim, a partir desta análise, realizar cortes de gastos ou realocar recursos, de modo a economizar e gerar vantagens competitivas no mercado.