O controle financeiro e a organização contábil são essenciais para empresas que querem organizar e cuidar da gestão de caixa. Com a realização adequada da gestão de caixa do negócio é possível encontrar adequadamente o lucro e elaborar um planejamento futuro da empresa.

O que é gestão de caixa?

A gestão de caixa nada mais é do que o processo de administrar os recursos que entram e saem de uma empresa. Com o objetivo de saber se os gastos efetivos estão menores do que os ganhos, além de identificar o que realmente faz parte do negócio e o que não faz.

Identificando gastos recorrentes e desnecessários o gestor poderá agir rapidamente e mudar as perspectivas futuras de resultado. Optando em realizar análises mensais, semanais ou até mesmo diárias.

Como fazer a gestão de caixa?

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar nesse controle, podendo ser elaborado de maneira bem simples como em uma planilha com fórmulas ou através de sistemas próprios integrados ao sistema da empresa, como ERPs.

Ao realizar a análise das vendas que serão inseridas nesse controle é importante separar quais são recebidas a vista e quais serão a prazo. Dessa forma, o responsável pela gestão terá a assertividade de quando cada recurso estará disponível para ser utilizado.

Da mesma forma é imprescindível que se analise os prazos de pagamento relacionado aos gastos, que também poderão ter prazos mais longos e que demandarão caixa futuro.

Além de considerar as entradas e saídas, deve-se incluir o saldo inicial de caixa disponível, também chamado de reserva financeira. Caso a empresa tenha mais gastos do que despesas em determinado mês, essa reserva poderá ser necessária para cobrir o saldo negativo.

Vantagens da gestão de caixa

Para que o empresário ou gestor possa alavancar o negócio e traçar estratégias, ele precisa saber exatamente o momento financeiro que a empresa se encontra.

As informações que são analisadas durante a gestão de caixa podem auxiliar em várias decisões, como por exemplo: realizar promoções para queima de estoque, investir parte da reserva financeira em aplicações de longo prazo, antecipar o 13º salário de funcionários, verificar a necessidade efetiva para contratação de empréstimos, etc.

Uma boa gestão do negócio está diretamente ligada a análise de dados econômicos gerados pela contabilidade em conjunto aos dados financeiros da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *