Blog Notícias

Processo Trabalhista no eSocial: O que sua empresa precisa saber e como a Exatus pode ajudar

Você sabia que processos trabalhistas precisam ser informados ao eSocial?

Desde 1º de outubro de 2023, empregadores devem reportar ao eSocial decisões condenatórias ou homologatórias de acordos trabalhistas. A regra inclui decisões definitivas (sem possibilidade de recurso) que ocorrerem a partir dessa data, mesmo que o processo tenha começado antes.

Essa obrigatoriedade se aplica a todos os empregadores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, incluindo empregadores domésticos, MEIs e segurados especiais.

 

Por que o envio ao eSocial é obrigatório?

Informar os processos trabalhistas ao eSocial é indispensável para manter a regularidade fiscal da empresa, garantindo que os débitos previdenciários (INSS) e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sejam declarados corretamente na DCTFWeb e pagos por meio de DARF numerado.

 

Como informar os dados do processo trabalhista?

O empregador ou um terceiro autorizado (contador ou advogado, por exemplo) poderão utilizar além de seus sistemas próprios de gestão de folha, o portal web do eSocial.

Foi criado um módulo web exclusivo de processos trabalhistas e pode ser utilizado por todos os empregadores pessoas físicas ou jurídicas. MEI e Doméstico também poderão utilizar esse módulo para transmissão de processos.

 

Como a Exatus pode ajudar sua empresa?

A Exatus Contabilidade está pronta para prestar este serviço para sua empresa no cumprimento dessa obrigação legal. Porém, o envio das informações ao eSocial depende do correto fornecimento pelos clientes, sendo essas extraídas do processo.

Para facilitar tudo isso, disponibilizamos um formulário padronizado, onde a empresa deve preencher com os dados essenciais do processo trabalhista, como:

· Dados da sentença ou acordo homologado.

· Detalhes sobre a condenação ou acordo.

Com base nas informações, nossa equipe realizará a inclusão dos dados no sistema do eSocial e, se for o caso, providenciará a emissão das guias de pagamento correspondente, dentro do prazo legal.

 

Prazos importantes

O prazo para informar os dados ao eSocial é até o dia 15 do mês subsequente à decisão judicial.

 

Garanta a regularidade da sua empresa com a Exatus!

Se sua empresa possui processos trabalhistas, entre em contato com nosso setor de departamento pessoal para receber as informações necessárias. A Exatus está preparada para lhe ajudar a atender essa obrigação de forma ágil, segura e eficaz, evitando riscos e mantendo sua empresa em conformidade.

Conte com a Exatus para cuidar da sua empresa com a excelência que você merece!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Podemos ajudar?