Fazer a gestão financeira das empresas não é uma tarefa fácil, mas se torna necessária e essencial diante um mundo de negócios cada vez mais competitivo e profissionalizado. Sem ela, as empresas estão suscetíveis ir à falência e o seu sonho de empreender pode ficar para trás por causa de uma má gestão.
Segundo uma pesquisa do Sebrae divulgada pela Agência Brasil em 2021, a taxa de pequenas empresas que encerraram suas atividades depois de cinco anos é de 17%. Nas microempresas, a mortalidade cresce para 21,6%. Já as MEI chegam num índice ainda maior, de 29%.
Se você anda deixando meio de lado a gestão financeira do seu negócio, embarque nesta leitura e se desafie a colocar em prática estas dicas valiosas.
O que é gestão financeira?
Você pode entender gestão como o ato de gerir ou administrar algo. Na área financeira, isso significa fazer o controle dos recursos da sua empresa. Basicamente, é organizar e monitorar todos os dados sobre o dinheiro do negócio, e assim ter mais clareza para empreender e tomar decisões.
Qual a importância de uma boa gestão?
Podemos dizer que a importância da gestão financeira para pequenas empresas está justamente no fato de que ela garante o fôlego para o seu negócio crescer e gerar valor. Sem ela, você passa a empreender se baseando em achismos e corre o risco de perder o controle das obrigações. Ou seja, o risco da ruína está logo ali adiante.
Como praticar uma boa gestão?
O movimento interno do gestor deve ser de um controle sólido que visa encontrar deficiências no orçamento e aprimora-los, a fim de manter os dados atualizados, controlando as despesas e receitas de forma cada vez mais eficiente podendo criar uma reserva financeira.
Por fim, com base na situação financeira da sua empresa, crie objetivos de curto, médio e longo prazos.
Agora, para finalizar de forma prática, elencamos uma lista com dicas de boas práticas na gestão financeira e também os erros que você deve evitar para manter uma boa relação com as finanças do seu negócio.
8 dicas de como fazer a sua gestão financeira
Selecionamos abaixo 8 dicas para implementar uma boa gestão financeira em seu negócio. Veja:
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Organize as contas
Se as suas contas e as da empresa ainda andam juntas, faça essa separação o quanto antes.
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Controle o fluxo de caixa
Precisa existir um controle do próprio fluxo de caixa. Também vale aprimorar e pensar além, como criar estimativas do saldo de caixa para o futuro, permitindo tomar decisões mais assertivas.
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Classifique os custos fixos e variáveis
A partir do controle do fluxo de caixa, você já pode classificar os custos fixos e variáveis do negócio.
Custos fixos são aqueles que você tem todo mês, como aluguel de sala comercial e folha de pagamento, por exemplo.
Já os custos variáveis são aqueles que variam conforme a demanda de faturamento. Por exemplo: o custo da compra de matéria-prima utilizado para uma determinada venda.
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Use a tecnologia
A tecnologia deve ser sua aliada na gestão financeira. Não pense que ela é restrita a grandes empresas.
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Automatize as cobranças
Uma dica importante de gestão financeira para pequenas empresas é a automatização das cobranças. Quando elas são feitas e geridas manualmente, você perde muito tempo e ainda fica sujeito a muitos erros.
Esse é o melhor jeito de evitar falhas, facilitar os seus recebimentos (via cartão, boleto, PIX etc) e ainda aumentar o seu faturamento sem precisar expandir seus esforços ou a sua equipe financeira.
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Faça conciliação bancária
Outra etapa importante é a conciliação bancária: a comparação entre a gestão financeira e o saldo bancário. Dessa forma, é possível verificar se os números batem ou se há inconsistências de dados.
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Acompanhe o desempenho financeiro
O desempenho financeiro do seu negócio deve ser analisado mensalmente para saber se a estratégia planejada está cumprindo os resultados desejados.
Algumas ferramentas da contabilidade ajudam a enxergar este desempenho, tais como: o DRE (demonstração do resultado do exercício) e balanço patrimonial.
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Integre todas as áreas
Um negócio eficiente é aquele que tem todos os seus setores integrados. Quando as áreas trabalham em sintonia, elas acompanham suas demandas entre si e atingem suas metas com sinergia. Mas para isso, você deve garantir que os profissionais tenham um contato direto entre si e consigam trocar as informações de um jeito integrado e simples.
5 erros que devem ser evitados na gestão financeira
Conhecer os principais erros ao fazer a gestão financeira é essencial para não comprometer a saúde financeira da empresa. Abaixo, confira os 5 principais:
- Não definir um pró-labore
- Misturar as contas pessoal e jurídica
- Não registrar todas as entradas e saídas
- Não criar uma reserva financeira
- Não estabelecer objetivos financeiros