Numa economia instável, é fundamental ter um olhar atento, criar meios de monitorar e analisar tudo que envolve o negócio. É importante possuir informações abrangentes e atualizadas.
Uma destas informações é conhecer o ticket médio da sua empresa. Ele pode ser usado para ajudar você a definir metas e objetivos, além disto ele poderá trazer ao gestor informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas que auxiliam no planejamento de vendas, com o objetivo de melhorar os resultados.
O que vem a ser o Ticket Médio?
O ticket médio de vendas é o valor médio gasto por seus clientes em cada compra. Ele é um indicador da performance de vendas.
Como calcular seu Ticket Médio?
O ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma empresa, divididas pelo número de vendas.
Outro cálculo do ticket médio leva em conta o número de clientes e qual é o valor médio de suas compras em determinado período.
É possível calcular o ticket médio de diferentes linhas de produtos, de canais de vendas ou de cada um de seus vendedores especificamente, entre muitos outros casos.
Algumas situações que podem levar a aumentar o seu Ticket Médio:
– Colete informações gerais;
– Dedique tempo para interagir com os clientes;
– Observe a concorrência. É importante entender como os seus concorrentes agem;
– Tente identificar os desejos dos seus consumidores;
– Ofereça produtos ou serviços complementares;
– Faça uma análise de suas vendas e entenda os hábitos de compra dos clientes;
– Mantenha contato com seus clientes;
– Tenha colaboradores atenciosos e gentis;
– Avalie a possibilidade de oferecer frete grátis;
– Avalie a oferta de descontos progressivos por volume…
É melhor ter um ticket médio baixo ou alto?
Na verdade, cada caso é um caso. Toda empresa comercializa produtos e serviços diferentes. Além disso, cada negócio tem objetivos e realidades distintas.
Empreendimentos que têm ticket médio baixo, geralmente, vendem mercadorias de menor valor e precisam de um grande volume de vendas. Nessas situações, a perda de um cliente não causa grandes impactos. Mas precisa ficar atenta se a perda for de muitos clientes, neste caso pode deixar as finanças fragilizadas.
Por fim, o ticket médio é somente um ponto a ser levado em conta no dia a dia das empresas. O importante é sempre criar e definir estratégias para alcançar resultados melhores e suas decisões não devem ser tomadas sem pensar.