Vivemos num país onde a carga tributária é elevada e a legislação tributária brasileira sofre frequentes alterações. Parar e fazer uma análise tributária para sua empresa, para o novo ano que vem chegando, é uma forma de prezar pelo bem econômico do negócio. Não somente para respeitar as leis vigentes, mas também para pagar apenas o que é justo.
Importância da Análise Tributária
Empresários atentos, conseguem ficar longe de desvios, pagar menos tributos com mais recursos é o objetivo de qualquer empresa e uma boa análise tributária ajudará a alcançar essa meta. Outra vantagem é que a economia gerada por meio de uma gestão eficiente de tributos permite a empresa investir em outros setores estratégicos.
Quando fazer a Análise Tributária?
A cada final de ano é um período extremamente importante, pois este é o momento de definir a tributação para o próximo exercício.
Regimes Tributários Vigentes no Brasil
Atualmente estão vigentes os regimes tributários: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. Há ainda o regime do Microempreendor Individual (MEI).
Como realizar uma Análise Tributária?
Para que a decisão de qual regime adotar seja assertiva, torna-se necessária uma análise, comparando os tipos de tributações possíveis para cada tipo de empresa e escolhendo a tributação menos onerosa. Uma vez eleito o regime tributário essa opção valerá para todo o ano, não podendo ser mudada.
A análise pode ser baseada nos dados contábeis do exercício em vigor. Deverá levar em conta os tributos que a empresa está sujeita. (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ICMS, IPI, ISS, Simples Nacional).
É importante que a empresa avalie se para o novo ano está previsto alguma oscilação expressiva em relação a margem de lucro, faturamento, custos, entres outros. A variação dos tributos entre os regimes é muito grande, merecendo uma avaliação aprofundada, sob pena de incorrer em tributação maior que a realmente seria devida.
Por fim, o atual mercado incerto, competitivo e de instabilidade dos preços, a análise tributária assume um papel estratégico. Encargos relativos a impostos e contribuições são, em muitos casos, mais representativos do que os próprios custos de produção. Fazer uma análise tributária aprofundada é uma forma legal de reduzir o impacto da carga tributária sobre operações ou produtos, baixando assim os custos.
A Exatus, através do grupo de assessoria revisa anualmente a tributação de seus clientes, fazendo os comparativos necessários e sugerindo a melhor tributação. Também tem uma equipe a disposição para atender empresas que atualmente que não são clientes da Exatus.