Em tempo de recessão, normalmente ocorre aumento do número de inadimplentes. Lidar com esse problema é delicado e se torna um desafio. A situação se agrava quando não se tem controle.

Inadimplência e Reflexos

Inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação, e geralmente está relacionada a uma obrigação financeira.

Existem alguns motivos pelos quais um cliente deixa de cumprir sua obrigação, seja por esquecimento, por opção, ou por dificuldades financeiras.

A inadimplência pode afetar muito o negócio. Quanto mais clientes inadimplentes, menos dinheiro entra no caixa da empresa. Esta situação, caso não for bem controlada, pode levar a tornar a sua empresa também como inadimplente. Portanto, é muito importante adotar medidas para prevenir, e também para remediar os impactos da inadimplência no seu negócio.

Algumas Estratégias para Amenizar a Inadimplência

Oferecer diversificadas formas de pagamento, a fim de atender todos os tipos de clientes, ficando atento se será benéfico para o seu negócio.

Estimular seus clientes a pagarem à vista ou no cartão de crédito, poderia ser uma estratégia pois optando pelo parcelamento no cartão de crédito, o pagamento está garantido. Mesmo que seu cliente não pague a fatura do cartão, sua empresa vai receber. Mas é importante que você pondere se sua empresa tem capital de giro para sustentar vendas parceladas, e também, se as taxas cobradas pelas operadoras de cartão são acessíveis para o seu negócio.

Se o seu cliente entrar em contato informando que está com dificuldades financeiras, negocie com ele.  A crise também chega para os bons pagadores, e os clientes que costumam cumprir com suas obrigações não vão deixar de pagar sem antes buscar uma solução. Se você virar as costas para esse cliente nesse momento, talvez nunca receba. É melhor receber menos ou em mais parcelas, do que não receber. E claro, você vai fortalecer a relação com ele, que ficará grato pela forma empática que sua empresa o tratou, e são grandes as chances de se tornar um cliente fiel.

Importância do Controle de Clientes Inadimplentes

Quanto antes sua empresa tiver conhecimento das inadimplências, mais fácil será cobrar. Utilizar uma forma de controle em que você tenha controle das suas contas a receber, vai garantir que nenhuma inadimplência passe batida.

Fazer um controle dos inadimplentes, permite que você possa colocar em prática o quanto antes as estratégias para negociação.

Reunir o máximo de informações sobre o cliente é importante, como por exemplo, saber se ele é importante no nível de faturamento do seu negócio.  Essas informações são essenciais para que você defina como serão os próximos passos na estratégia de cobrança dos valores em atraso, recuperando assim, mais rápido, uma situação mais confortável do fluxo financeiro.

Normalmente as empresas possuem uma grande cartela de clientes e não existe um contato mais pessoal com cada um deles, é interessante ter pessoas específicas para fazerem as negociações. Essas pessoas devem saber como tratar o cliente, serem educadas, saber cobrar sem constranger, e estarem preparadas para oferecer soluções diversificadas, para que fique uma solução boa para ambos os lados.

 

Vivemos um momento delicado da economia, onde talvez seja melhor receber parcialmente do que não receber nada. Claro que a sua empresa não deve ficar no prejuízo.

A inadimplência sempre vai existir, mas se a proporção é grande, pode representar um alto risco para o negócio. É importante, sempre gerenciá-la, adotando medidas preventivas, e definindo estratégias para minimizar os impactos, quando não for possível evitá-la.

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