A acuracidade de estoque se refere à exatidão dos produtos armazenados. É o levantamento e análise daquilo o que está presente fisicamente no estabelecimento em relação ao que é registrado no sistema de controle.
Manter a acuracidade do estoque, no atual mercado competitivo e instável é uma tarefa desafiadora. É preciso buscar melhorias constantes no atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, reduzir custos e gerenciar o fluxo de caixa. È preciso ficar atento, acompanhar os indicadores do negócio, e monitorar todos os processos, como também identificar falhas que podem ser ajustadas a tempo de não causarem grandes prejuízos, para manter a empresa com uma boa performance das operações.
A organização é um dos primeiros passos para ter uma acuracidade eficiente. Algumas dicas para uma boa organização:
– Identifique corretamente produtos e endereços;
– Tenha uma equipe bem treinada;
– Faça inventários cíclicos, ou seja, contagens periódicas por grupos. Como o tempo para a execução é menor, haverá uma melhor condição de análise das divergências e a rápida tomada de ações corretivas;
– Registre tudo em tempo real;
– Invista em tecnologia;
– Faça a avaliação por itens separadamente ou pelo total armazenado…
Benefícios de controle do estoque?
Um gerenciamento de estoque eficiente permite que a empresa tenha a quantidade necessária de produtos, evitando desperdício de insumos, produtos e tempo.
Qual volume devo ter em estoque?
Decidir quanto de estoque você deve manter está diretamente ligado ao tamanho e atividade do seu negócio, além do tipo de estoque.
Por fim manter um estoque real, permitirá ao gestor tomar decisões assertivas que afetará também os demais setores da empresa, já que os mesmos precisam saber a real situação do estoque para desenvolver o seu trabalho, levando a empresa a resultados positivos.