Devido a um erro no processamento dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do eSocial, milhares de trabalhadores deixaram de receber o abono salarial do PIS/Pasep.
O benefício é liberado automaticamente, todos os anos, a empregados de empresas públicas e privadas que receberam, em média, até dois salários mínimos de remuneração e trabalharam com registro formal por pelo menos 30 dias no ano-base.
Segundo a Dataprev, os cadastros de 1,9 milhão de trabalhadores apresentaram a necessidade de processamento adicional dos dados. Hoje, 16 de março, o governo federal concluiu o reprocessamento dos dados que servem de base para o pagamento do abono salarial em 2022. Os trabalhadores que ainda não receberam o benefício poderão consultar se têm direito ao pagamento.
Os resultados desta análise estarão disponíveis para consulta por meio do portal Gov.br ou aplicativo da carteira de trabalho digital.
PIS HABILITADO, MAS NÃO CAIU NA CONTA? VEJA O QUE FAZER
Confira sua data de pagamento do PIS
As pessoas que trabalharam durante 2020 com carteira assinada vão receber o abono entre fevereiro e março deste ano.
· 15 de março: depósito do Pis para os trabalhadores nascidos em julho;
· 15 de março: pagamento do Pasep para os servidores com inscrição final 6;
· 17 de março: depósito do Pis para trabalhadores nascidos em agosto;
· 17 de março: pagamento do Pasep para servidores com inscrição final 7.
PIS habilitado, mas não caiu na conta.
Se ao chegar a data estipulada no calendário e o abono PIS não caiu na conta, o trabalhador deverá se atentar a alguns detalhes. O primeiro é conferir se está realmente apto a receber o abono salarial referente ao ano-base 2020, ou seja, deve se enquadrar nos seguintes critérios:
· Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
· Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 1.090,00) durante o ano-base;
· Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
· Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
· Existem algumas categorias que não estão aptas a receber o abono salarial como os menores aprendizes, empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos vinculados a empregador Pessoa Física e diretores sem vínculo empregatício.
Caso esteja tudo certo, é hora de conferir a conta em que o benefício deve ter sido depositado. Em anos anteriores, os correntistas costumavam receber o abono salarial em conta corrente ou poupança da Caixa.
Porém, neste ano o banco fará o pagamento do pis 2022 em conta poupança digital no Caixa Tem. A abertura dessa conta é feita de forma automática pelo banco e para ter acesso basta que o trabalhador faça o download do aplicativo Caixa Tem e insira os dados solicitados.
Nos casos em que não for possível abrir uma conta digital no Caixa Tem o abono salarial poderá ser sacado pelo trabalhador com o Cartão Social e senha em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou agências.
Meu PIS não caiu na conta
Se ao conferir todos esses detalhes o trabalhador ainda constatar que o abono salarial do PIS não caiu na conta será preciso entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o Ministério do Trabalho.
As dúvidas referentes ao abono salarial podem ser esclarecidas nas agências bancárias ou então por telefone no número 158 do Ministério do Trabalho ou pela central de atendimento Caixa ao Cidadão no telefone 0800 726 0207.
Fontes:
https://www.poder360.com.br/economia/dataprev-divulga-nova-lista-de-beneficiarios-do-pis-pasep/
livro os homens mentem
10 de abril de 2022Your site is very good, I liked the information. Grateful. 59430656